Minas Gerais
12h38 27 Dezembro 2019
Atualizada em 27/12/2019 às 12h40

Quebra-quebra no Natal: Militares brigam dentro do quartel, tiro é disparado e soldado é preso

Por BHAZ

Um soldado e um cabo da PM (Polícia Militar) se envolveram em uma briga com disparo de arma e agressões dentro da 1ª Companhia Independente, no Centro de Nova Lima, na região metropolitana de BH. O caso aconteceu na tarde dessa quarta (25), enquanto os militares estavam em serviço.

Segundo o registro da ocorrência, a confusão entre os policiais teria se iniciado quando o cabo de 34 anos ordenou que o soldado de 30 anos assumisse os trabalhos na SOU (Sala de Operações de Rádio da Unidade).Porém, o soldado estava escalado na sala de armas do batalhão e se recusou a trocar de setor sem uma ordem superior. O cabo então teria ordenado novamente que o soldado fosse para a SOU. Com uma nova negativa, o cabo deu voz de prisão ao soldado e comunicou aos superiores a medida.

Neste momento, segundo a versão do cabo, o soldado pegou uma pistola .40 do batalhão e apontou em sua direção dizendo: “vou te mostrar”. Os dois começaram uma luta corporal e, durante a briga, houve um disparo de arma, que acertou o chão da sala de operações.

Após a briga, o cabo conseguiu desarmar o soldado. Uma viatura chegou ao local e outros policias interviram na confusão.

Na versão do soldado, ele contou que se recusou a obedecer o cabo, pois o mesmo estava ordenando que ele fizesse um serviço que não era de sua responsabilidade. No boletim, o soldado afirma que o serviço da sala de operações era do cabo e não dele, por isso, ele disse que assumiria o posto somente após uma ordem dos comandantes do turno.

A corregedoria da PM foi acionada e vai acompanhar o caso. Os dois policiais receberam atendimento médico e o soldado acabou sendo preso. “Foi dada voz de prisão ao soldado e confeccionado o Auto de prisão em Flagrante de Delito. Os militares receberam atendimento médico em razão das lesões provenientes da luta corporal que se envolveram”, disse a PM em nota (confira na íntegra abaixo).

Nota da PM

“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que a Corregedoria da corporação está acompanhando a ocorrência envolvendo militares da 1ª Cia PM IND, de Nova Lima e que todas as medidas legais sobre o fato já estão sendo adotadas.

No dia 25 de dezembro de 2019, por volta das 18h32 min, dois policiais militares, um soldado e um cabo, que estavam de serviço na unidade, se desentenderam, entrando em luta corporal. Segundo a versão da vítima, o cabo, que estava de serviço na Sala de Operações de Rádio da Unidade (SOU), ele teria dado uma ordem ao soldado, escalado na intendência (sala de armamentos), para que o apoiasse nos serviços na Sala de Operações, que não a acatou. Diante da recusa, o cabo informou que a atitude do soldado configuraria crime militar, razão pela qual o soldado se deslocou até a intendência e se equipou com uma arma de fogo municiada com sete cartuchos, ocasião em que retornou até a Sala de Operações e proferiu ameaças em desfavor do cabo. Durante a luta corporal, ocorreu um disparo de arma de fogo que atingiu o chão de madeira da SOU.

Com a chegada do Comando de Policiamento da Unidade (CPU), foi dada voz de prisão ao soldado e confeccionado o Auto de prisão em Flagrante de Delito. Os militares receberam atendimento médico em razão das lesões provenientes da luta corporal que se envolveram.

Compareceram ao local dos fatos a perícia que realizou os trabalhos de praxe. Além da Corregedoria, os fatos foram acompanhados também pelos advogados indicados pelo militar conduzido”.

VEJA TAMBÉM